terça-feira, 13 de setembro de 2011

DANÇA DESPORTIVA

Dance no Club Setubalense

Av. Luisa Todi 99

++++++++++++
Dançar é a actividade mais natural que conhecemos e traz consigo muitas vantagens sendo a melhor forma e a mais fácil de conhecer e tomar contacto com alguém do sexo oposto. Ensina boas maneiras; É um factor de prestígio social; Promove a autoconfiança; É uma forma extraordinária, suave mas completa, de exercitar o corpo; Desenvolve a coordenação mental e motora; Favorece uma boa postura, independentemente da idade; Tonifica o corpo e dá aquela sensação de “ que é bom estar vivo”; Ajuda a mantermo-nos jovens e actualizados; É provavelmente a maneira mais barata e mais compensadora de passar o tempo livre; Pode ser iniciada aos cinco anos de idade e continuar a ser um prazer aos 95
__________________
Actividades Rítmicas Expressivas
As diferenças entre as várias Danças Sociais Modernas e Latino-Americanas ao nível do compasso característico (Time Signature), Acentuação e ritmo básico (Timing).

Danças Modernas e Latino-Americanas presentes neste nível de especificação, demonstrando dominar as posturas, pegas e elementos correspondestes ao desempenho do papel da “mulher” e ao papel do “homem” durante a realização da dança.

Caracterização sumária dos dois tipos de Danças Sociais (Modernas e Latino-Americanas)

estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas e elementos dos dois tipos de Danças Sociais (Modernas e Latino-Americanas) presentes no nível Introdução dos PEF.
-- Danças Latino-Americanas/Não progressivas – Merengue e Rumba Quadrada
-- Danças Sociais Modernas/progressivas – Valsa Lenta (simplificada) e Foxtrot Social (simplificado)

_____________________

2. ACTIVIDADES RÍTMICAS EXPRESSIVAS

DANÇAS SOCIAIS

NÍVEL INTRODUÇÃO

O aluno:

1 - Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação em todas as situações, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.

2 - Aceita limitações do parceiro, bem como as suas falhas, procurando o êxito do par em todas as situações.

3 - Respeita o espaço partilhável, mantendo distância dos outros pares, de modo a evitar choques que perturbem o seu desempenho.

4 - Selecciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade, e mediante a disponibilidade de espaço, respeitando a estrutura rítmica das danças latino-americanas/não progressivas - Merengue e Rumba Quadrada:

4.1 - Mantém uma postura natural, com a cabeça levantada, no enquadramento dos ombros, distinguindo "Posição Fechada" de "Posição Aberta" e identificando as posições relativas e pegas a utilizar quando em "Posição Aberta";

4.2 - Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para início e final de volta, identificando o elevar do braço da pega como sinal de início e o baixar como o final da mesma, tanto no papel de "condutor" (atempadamente e de forma precisa) como de "seguidor" (sem se antecipar às acções do outro);

4.3 - Dança o merengue, em situação de Line Dance com a organização espacial definida, e em situação de dança a pares, iniciando no 1º tempo do compasso e fazendo coincidir cada passo a um tempo, realizando sequências de passos que combinem:

- passos no lugar e progredindo à frente e atrás;

- passos laterais à direita e à esquerda alternados com junção de apoios;

- passos cruzados pela frente ou por trás;

- passos à frente e atrás com o mesmo apoio, alternados com transferências de peso do outro apoio no lugar;

- voltas à direita e à esquerda;

4.4 Dança a rumba quadrada, iniciando no 1º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: Lento (1º e 2º tempos do compasso), Rápido (3º tempo do compasso), Rápido (4º tempo do compasso), realizando os seguintes passos/figuras:

4.4.1 - Passo básico em "Posição Fechada" fazendo coincidir os passos em frente e atrás ao ritmo Lento, e os laterais (sem ultrapassar a largura dos ombros) e junção de apoios ao ritmo Rápido;

4.4.2 - passos progressivos em "Posição Fechada" em frente sem volta ou virando progressivamente até ¼ volta para a esquerda ou para a direita, mantendo a posição relativa com o par, que simultaneamente executa os passos progressivos atrás;

4.4.3 Volta e Contravolta em "Posição Aberta pega E-D" mantendo o elemento masculino a mesma frente enquanto o elemento feminino executa uma volta à direita seguida de uma volta à esquerda;

5 .Em situação de dança a pares, nas Danças Sociais Modernas/progressivas, selecciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade e de acordo com a disponibilidade de espaço, mantendo a estrutura rítmica da Valsa Lenta (simplificada) e Foxtrot Social (simplificado):

5.1 Domina o alinhamento espacial distinguindo os pontos referenciais do espaço físico e identificando "sentido inverso" como o sentido obrigatório em danças progressivas;

5.2 Mantém, no decorrer dos passos/figuras, a "Posição Fechada", com uma postura natural, cabeça levantada e no enquadramento dos ombros;

5.3 Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para mudanças de sentido e de direcção tanto no papel de "condutor" (atempadamente e de forma precisa) como de "seguidor" (sem se antecipar às acções do outro);

5.4 Dança a Valsa Lenta (forma simplificada), com o alinhamento espacial para o elemento masculino de frente para a "Linha de Dança", iniciando no 1º tempo do compasso e mantendo a estrutura rítmica: -1,2,3,4,5,6-, fazendo coincidir cada passo a um tempo do compasso:

5.4.1 Realiza sequências de 6 passos em 6 tempos (dois "closed changes"), de forma a progredir no espaço físico no sentido inverso;

5.4.2 Realiza sequências de 6 passos em 6 tempos (dois "closed changes"), alternando à frente e atrás, e repetindo enquanto necessário, mantendo-se no mesmo lugar de forma a evitar colisões com outros pares;

5.4.3 Realiza sequências de 6 passos em 6 tempos (dois "closed changes"), virando progressivamente durante os 6 passos até ¼ de volta para a esquerda, quando se encontrar perto de um "canto" do espaço físico, para poder continuar a progredir no sentido inverso;

5.5 Dança o Foxtrot social (forma simplificada), com o alinhamento espacial para o elemento masculino de frente para a "Parede mais próxima" e o esquerdo o seu primeiro apoio nos passos/figuras, iniciando no 1º tempo do compasso, de acordo com a estrutura rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido, realizando:

5.5.1 "Passos progressivos" repetindo uma sequência em cada direcção (à frente/atrás), de forma a progredir no espaço físico no sentido inverso;

5.5.2 Passo de espera/time step enquanto necessário e de forma a evitar colisões com outros pares;

5.5.3 Passo de canto/rock turn, virando ¼ de volta à esquerda, quando se encontra perto de um canto, assumindo o alinhamento espacial inicial para a parede seguinte, de forma a continuar a progredir no espaço físico no sentido inverso;

-----
NÍVEL ELEMENTAR

O aluno:

1. - Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na actividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.

2. Analisa as suas acções e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.

3. Aceita limitações do parceiro, bem como as suas falhas, procurando o êxito do par em todas as situações.

4. Respeita o espaço partilhável, mantendo distância dos outros pares, de modo a evitar choques que perturbem o seu desempenho.

5. Em situação de dança a pares, nas Danças Latino-Americanas/não progressivas, selecciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade e mediante a disponibilidade de espaço, mantendo a estrutura rítmica da Rumba Quadrada, Chá-Chá-Chá, Rock (forma simplificada do Jive) e Salsa (progressões):

5.1 Mantém uma postura natural, com os ombros descontraídos, distinguindo "Posição Fechada sem contacto" de "Posição Aberta" e identificando as posições relativas e pegas a utilizar quando em "Posição Aberta";

5.2 Utiliza princípios básicos de condução nomeadamente para início e final de "Posição de Promenade Aberta" e de "Posição de Contra Promenade Aberta", identificando o baixar do braço da pega, a orientação do tronco do elemento masculino para a esquerda ou para a direita, como sinal de preparação para as posições, tanto no papel de "condutor" (atempadamente e de forma precisa e decidida); como de "seguidor" (sem se antecipar às acções do outro);

5.3 Dança a rumba quadrada, em Posições abertas e "Posição Fechada sem contacto", realizando os seguintes passos/figuras, ajustando as posições relativas com o par:

5.3.1. Passo básico em "Posição Fechada sem contacto", com as qualidades referidas anteriormente, virando aproximadamente ¼ de volta para a esquerda ao longo da figura;

5.3.2. passos progressivos em "Posição Fechada sem contacto" em frente sem volta ou virando até ½ volta para a esquerda ou para a direita, mantendo a posição relativa com o par que simultaneamente executa os passos progressivos atrás;

5.3.3. Volta e Contravolta em "Posição Aberta pega E-D", mantendo o elemento masculino a mesma frente enquanto o elemento feminino realiza uma volta à direita seguida de uma volta à esquerda;

5.3.4. Volta Circular em "Posição Aberta pega E-D", executando o elemento masculino passo básico a virar ¼ de volta para a esquerda enquanto o elemento feminino realiza 6 passos progressivos em frente virando progressivamente ¾ volta para a direita;

5.3.5. Promenades/New Yorker partindo de "Posição de Contra Promenade Aberta" e virando progressivamente de forma a assumir: a "Posição Aberta lado a lado pega E-D", a "Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos", a "Posição de Promenade Aberta", a "Posição Aberta lado a lado pega D-E", e finalizando em "Posição Aberta frente a frente pega D-E";

5.3.6. Volta à esquerda/Spot turn to left partindo de "Posição de Promenade Aberta" e condução para volta (largando a pega D-E), finalizando reajustando a posição frontal com o par;

5.4. Dança o chá-chá-chá: em Posições Abertas e em "Posição fechada sem contacto", iniciando no 1º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: 1,2,3,4&1, fazendo coincidir respectivamente o 1 ao 1º tempo do compasso, o 2 ao 2º tempo, o 3 ao 3º e o 4 & a meio tempo cada do 4º tempo do compasso, mantendo o nível de execução e ajustando a posição relativa com o par, na realização dos seguintes passos/figuras:

5.4.1. Time step em "Posição Fechada sem contacto", sem oscilações verticais;

5.4.2. Passo básico em "Posição Fechada sem contacto", virando aproximadamente ½ volta à esquerda no decorrer da figura;

5.4.3. Volta por baixo do braço para a esquerda, em "Posição Aberta, pega E-D", executando o elemento masculino meio passo básico "sobrevirado" para a sua direita e o elemento feminino uma volta completa à esquerda;

5.4.4. Volta por baixo do braço para a direita em "Posição Aberta, pega E-D", executando o elemento masculino meio passo básico "sobrevirado" para a sua esquerda e o elemento feminino uma volta completa à direita;

5.4.5. Promenades/New Yorker partindo de "Posição de Contra Promenade Aberta" e virando progressivamente de forma a assumir a "Posição Aberta lado a lado pega E-D", a "Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos", a "Posição de Promenade Aberta", a "Posição Aberta lado a lado pega D-E", e finalizando na "Posição Aberta frente a frente pega D-E";

5.4.6. Volta à esquerda/Spot turn to left partindo de "Posição de Promenade Aberta" e condução para volta (largando a pega D-E), finalizando-a reassumindo a posição frontal com o par;

5.5. Dança o Rock (forma simplificada de "jive"), em "Posições Abertas" e "Posição fechada sem contacto", iniciando no 1º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido mantendo o nível de execução e ajustando a posição relativa com o par, na realização dos seguintes passos/figuras:

5.5.1. Passo básico em "Posição Fechada sem contacto", não ultrapassando a largura dos ombros nos passos laterais;

5.5.2. Mudança de lugares da direita para a esquerda iniciando em "Posição Fechada" fazendo o elemento masculino ¼ de volta à esquerda e o elemento feminino ¾ de volta à direita e finalizando em "Posição Aberta, frente a frente pega E-D";

5.5.3. Mudança de lugares da esquerda para a direita iniciando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D" com ¼ de volta à direita para o elemento masculino e ¾ de volta à esquerda para o elemento feminino (dando as costas ao par) finalizando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D";

5.5.4. Mudança de lugares com troca de mãos atrás das costas iniciando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D", com ½ volta à esquerda para o elemento masculino (dando as costas ao par) e ½ volta à direita para o feminino, de forma a finalizar a figura em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D";

5.5.5. Realiza Passo de ligação/Link partindo de "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D", com o 1º passo em frente, de forma a aproximar-se do par para finalizar em "Posição fechada sem contacto";

5.5.6. Dança a salsa (progressões), em situação de "Line Dance", com a organização espacial definida, ou em situação de dança a pares, fazendo coincidir os passos aos 1º, 2º e 3º tempos do compasso e o "Tap" ao 4º tempo do compasso, com o ritmo 1,2,3, "Tap", realizando sequências de três passos e um "Tap", que combinem:

- passos no lugar e progredindo à frente e atrás;

- passos laterais à direita e à esquerda alternados com junção de apoios;

- passos cruzados pela frente ou por trás;

- passos atrás ou à frente alternados com transferências de peso do outro apoio no lugar e junção de apoios;

- voltas à direita e à esquerda;

6 - Em situação de dança a pares, nas Danças Sociais Modernas/progressivas, selecciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras a executar à sua vontade, de acordo com os alinhamentos espaciais e a disponibilidade de espaço, respeitando a estrutura rítmica das seguintes danças– Valsa Lenta (forma social), Foxtrot Social e Tango:

6.1- Domina a noção de alinhamento espacial distinguindo os pontos referenciais do espaço físico e identificando "sentido inverso" como o sentido obrigatório em danças progressivas;

6.2 Mantém no decorrer dos passos/figuras a "Posição Fechada com contacto", com uma postura natural, com ombros descontraídos;

6.3 Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para mudanças de "Posição fechada com contacto" para "Posição de Promenade fechada" (identificando uma pequena pressão com a base da mão direita como sinal de início e uma pequena pressão com os dedos como o final da mesma) tanto no papel de "condutor" (atempadamente e de forma precisa e decidida) como de "seguidor"(sem se antecipar às acções do outro);

6.4 Adapta a extensão dos seus passos nas figuras com volta (dando passos mais pequenos quando se encontra "por dentro da volta" e maiores quando se encontrar "por fora da volta") de forma a manter a posição relativa com o par;

6.5 Dança a Valsa Lenta (forma social) em "Posição Fechada com contacto", mantendo o sentido de progressão da dança, na realização dos seguintes passos/figuras:

6.5.1 Quarto de volta à direita, iniciando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a direita e finaliza de costas e em diagonal para o "Centro";

6.5.2 Quarto de volta à esquerda iniciando de costas e diagonal para o "Centro" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda e finaliza de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima";

6.5.3 Passo de espera iniciando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino, mantendo-se no mesmo lugar e repetindo enquanto necessário de forma a evitar colisões com outros pares;

6.5.4 Passo de canto/Box turn iniciando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda, e finaliza de frente e em diagonal para a nova "Parede mais próxima";

6.6 Dança o Foxtrot social, em "Posição Fechada com contacto", mantendo o sentido de progressão da dança e realizando os seguintes passos/ figuras:

6.6.1 Quarto de volta à direita iniciando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a direita e finaliza de costas e em diagonal para o "Centro";

6.6.2 Quarto de volta à esquerda iniciando de costas e em diagonal para o "Centro" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda e finaliza de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima";

6.6.3 Passo de espera/Time step iniciando de frente para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino, mantendo-se no mesmo lugar e repetindo enquanto necessário, de forma a evitar colisões com outros pares;

6.6.4 Passo de canto/Rock turn iniciando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda, e finaliza de frente e em diagonal para a nova "Parede mais próxima";

6.6.5 Promenade iniciando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" e sem volta para o elemento masculino e com ¼ de volta à direita para o elemento feminino quando conduzido para "Posição de Promenade" e retorno à posição inicial, assumindo as posições relativas;

6.7 Dança o Tango, em "Posição Fechada com contacto" mais compacta (com a mão esquerda do elemento feminino nas costas e ao nível da axila do par), com o alinhamento espacial para o elemento masculino de frente e diagonal para a "Parede mais próxima", respeitando a estrutura:

6.7.1 Rock Turn , sem oscilações verticais nem laterais, de modo a progredir no espaço físico no sentido inverso;

6.7.2 Rock Turn virando ½ volta à esquerda, quando se encontrar perto de um canto do espaço físico;

6.7.3 Promenade sem volta para o elemento masculino e com ¼ de volta à direita para o elemento feminino quando conduzido para "Posição de Promenade" e retorno à posição inicial, assumido as posições relativas;

rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido, Lento, fazendo coincidir cada Lento a 1 tempo e cada rápido a ½ tempo, mantendo o mesmo nível de execução durante toda a figura e o sentido de progressão da dança, realizando:

---------

NÍVEL AVANÇADO

O aluno:

1 - Coopera com os companheiros, incentiva e apoia a sua participação na actividade, apresentando sugestões de aperfeiçoamento, e considerando, por seu lado, as propostas que lhe são dirigidas.

2 - Analisa a sua acção e as dos companheiros, nos diferentes tipos de situação, apreciando as qualidades e características do movimento.

3 - Aceita limitações do parceiro, bem como as suas falhas, procurando o êxito do par em todas as situações.

4 - Respeita o espaço partilhável, mantendo distância dos outros pares, ou evitando a sua trajectória de modo a não perturbar o desempenho dos outros.

5 - Em situação de dança a pares, nas Danças Latino-Americanas/não progressivas , selecciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras com possível ligação (de acordo com as posições iniciais e finais de cada uma), em função da disponibilidade de espaço, aplicando as técnicas específicas de colocação dos apoios (terço anterior do pé como a primeira parte do apoio a contactar o solo e a última a deixá-lo) e mantendo a estrutura rítmica das danças: Chá-Chá-Chá, Jive e Rumba Cubana:

5.1 Mantém uma postura natural, distinguindo "Posição Fechada sem contacto" de "Posição Aberta" e identificando as posições relativas e pegas a utilizar quando em "Posição Aberta";

5.2 Utiliza princípios básicos de condução nomeadamente para início e final de "Posição de Fallaway" e de "Posição de Fan", tanto no papel de "condutor" (atempadamente e de forma precisa e decidida); como de "seguidor" (sem se antecipar e ajustando as suas acções às do outro);

5.3 Dança o chá-chá-chá, mantendo o mesmo nível de execução, ajustando as posições relativas com o par e aplicando a técnica específica de colocação dos apoios, realizando os passos/figuras aprendidos anteriormente, com as qualidades referidas e os seguintes:

5.3.1 Hand to Hand iniciando em "Posição Aberta frente a frente, pega D-E", e virando quartos de volta no decorrer da figura de forma a assumir alternadamente: "Posição de Fallaway Aberta, pega D-E", "Posição Aberta frente a frente, pega E-D", "Posição de Fallaway Aberta, pega E-D" e acabando em "Posição Aberta Frente a frente, pega D-E";

5.3.2 Fan iniciando em "Posição fechada sem contacto" virando o elemento masculino 1/8 de volta à esquerda e o feminino 3/8 para a esquerda e finalizando em "Posição de Fan";

5.3.3 Hockey stick partindo de "Posição de Fan", virando o elemento masculino 1/8 de volta para a direita e o elemento feminino 5/8 à esquerda durante o final da figura que termina em "Posição Aberta, frente a frente pega E-D";

5.4 Dança o jive, em "Posições Abertas" e "Posição fechada sem contacto", acentuando o 2º e 4º tempos do compasso e mantendo a estrutura rítmica: Quick, (1 tempo do compasso) Quick, (1 tempo do compasso) Quick a Quick (¾ , ¼, 1 tempo) Quick a Quick (¾ , ¼, 1 tempo), ajustando as posições relativas com o par e aplicando a técnica específica de colocação dos apoios, realizando:

5.4.1 Passo básico em "Posição Fechada sem contacto";

5.4.2 Mudança de lugares da direita para a esquerda iniciando em "Posição Fechada sem contacto" com ¼ de volta à esquerda para o elemento masculino e ¾ de volta à direita para o elemento feminino finalizando em "Posição Aberta, Frente a frente pega E-D";

5.4.3 Mudança de lugares da esquerda para a direita iniciando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D" com 3/8 de volta à direita para o elemento masculino e 5/8 de volta à esquerda para o elemento feminino finalizando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D";

5.4.4 Mudança de Lugares com troca de mãos atrás das costas iniciando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D", com ½ volta à esquerda para o elemento masculino e ½ volta à direita para o elemento feminino finalizando em "Posição Aberta, frente a frente, pega E-D",;

5.4.5 Passo de ligação/Link partindo de "Posição Aberta, Frente a frente, pega E-D", sendo o 1º "Quick a Quick" em frente, de forma a aproximar-se do par e finalizar em "Posição fechada sem contacto";

5.5 Dança a rumba cubana, em Posições Abertas e Posição Fechada sem contacto, acentuando o 4º tempo do compasso e respeitando a estrutura rítmica: 4,1,2,3, fazendo coincidir respectivamente o 4 ao 4º tempo do compasso, o 1 (normalmente sem passo) ao 1º tempo do compasso seguinte, o 2 ao 2º e o 3 ao 3º tempo do compasso, aplicando a técnica específica de colocação dos apoios, ajustando as posições relativas com o par e mantendo o mesmo nível de execução dos seguintes passos/figuras:

5.5.1 Passo básico em "Posição Fechada sem contacto", virando aproximadamente ¼ de volta à esquerda durante e ao longo da execução da figura;

5.5.2 Promenades/New Yorker partindo de "Posição de Contra Promenade Aberta" e virando progressivamente de forma a assumir: a "Posição Aberta lado a lado pega E-D", a "Posição Aberta frente a frente pega a duas mãos", a "Posição de Promenade Aberta" a "Posição Aberta lado a lado pega D-E" e finalizando reassumindo a posição frontal com o par;

5.5.3 Hand to Hand partindo de "Posição Aberta frente a frente, pega D-E", e virando quartos de volta no decorrer da figura de forma a assumir as posições: "Posição de Fallaway Aberta, pega D-E", "Posição Aberta frente a frente, pega E-D", "Posição de Fallaway Aberta, pega E-D" e finalizando em "Posição Aberta frente a frente, pega D-E";

5.5.4 Volta por baixo do braço para a esquerda em "Posição Aberta, pega E-D", executando o elemento masculino meio passo básico "sobrevirado" para a sua direita e o elemento feminino uma volta completa à esquerda;

5.5.5 Volta por baixo do braço para a direita em "Posição Aberta, pega E-D" executando o elemento masculino meio passo básico sobrevirado para a sua esquerda e o elemento feminino uma volta completa à direita;

5.5.6 Volta à esquerda/Spot turn to left partindo de "Posição de Promenade Aberta" e condução para volta (largando a pega D-E), finalizar em posição frontal com o par;

5.5.7 Fan iniciando em "Posição fechada sem contacto" virando o elemento masculino 1/8 de volta à esquerda e o feminino 3/8 para a esquerda para finalizar em "Posição de Fan";

5.5.8 Hockey stick partindo de "Posição de Fan", com 1/8 de volta para a direita para o elemento masculino e 5/8 à esquerda para o elemento feminino finalizando em "Posição Aberta, frente a frente pega E-D";

6. Em situação de dança a pares, nas Danças Modernas/Progressivas, selecciona com antecipação, do repertório desenvolvido, os passos/figuras com possível ligação (de acordo com as posições iniciais e finais de cada uma) a executar à sua vontade e mediante a disponibilidade de espaço, aplicando as técnicas específicas de colocação dos apoios, nomeadamente em relação ao nível de execução dos passos na Valsa Lenta, Tango e Quickstep:

6.3. - Domina a noção de alinhamento espacial distinguindo os pontos referenciais do espaço físico e identificando "sentido inverso" como o sentido obrigatório em danças progressivas;

6.4. - Mantém no decorrer dos passos/figuras a "Posição Fechada com contacto" (lado direito do tronco de ambos em contacto), numa postura natural;

6.5. - Domina princípios básicos de condução, nomeadamente para mudanças de "Posição fechada com contacto" para "Posição de outside partner" (identificando uma pequena pressão com a base da mão direita, a colocação do apoio por fora dos pés do par e a posição de "contra body movement" como sinal de início e o reassumir da posição inicial como o final da mesma) tanto no papel de "condutor" (atempadamente e de forma precisa e decidida) como de "seguidor" (sem se antecipar e ajustando as suas acções às do outro);

6.6. - Adapta a extensão dos seus passos nas figuras com volta (dando passos mais pequenos quando se encontra "por dentro da volta" e maiores quando se encontrar "por fora da volta") de forma a manter a posição relativa com o par;

6.7. - Dança a valsa lenta, realizando os passos/figuras aprendidos no nível elementar, com as qualidades referidas, e os abaixo indicados, mantendo a posição relativa com o par e o sentido de progressão da dança e aplicando a técnica específica dos apoios:

6.7.1. - Volta à direita com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino que vira 3/8 + 3/8 de volta para a direita de forma a finalizar de frente e em diagonal para o "Centro";

6.7.2. - Volta à esquerda com alinhamento espacial de frente e em diagonal para o "Centro" para o elemento masculino que vira 3/8 + 3/8 de volta para a esquerda de forma a finalizar de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima";

6.7.3. - Outside change com alinhamento espacial de costas e em diagonal para o "Centro" para o elemento masculino, que vira ¼ de volta à esquerda e mais ¼ de volta à direita (sendo o 1º passo "outside partner" e em "posição de contra body movement" para não perder o contacto com o par) de forma a finalizar de costas e em diagonal para o "Centro";

6.7.4. - Spin turn com alinhamento espacial de costas para a "Linha de Dança" para o elemento masculino, que vira 7/8 para a direita seguidos de ¼ de volta para a esquerda de forma a finalizar de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima";

6.7.5. – Spin turn de canto como o descrito anteriormente, mas virando apenas 5/8 para a direita no início da figura, de modo a finalizar de frente e em diagonal para a nova "Parede mais próxima";

6.7.6. Closed change da esquerda para a direita com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino, que fica com o apoio direito livre para execução de uma volta à direita;

6.7.7. Closed change da direita para a esquerda com alinhamento espacial de frente e em diagonal para o "Centro" para o elemento masculino, que fica com o apoio esquerdo livre para execução de uma volta à esquerda;

6.8. - Dança o TANGO, realizando os passos/figuras aprendidos no nível elementar e os abaixo indicados, mantendo o mesmo nível de execução durante toda a figura e o sentido de progressão da dança, ajustando a posição relativa com o par e aplicando a técnica específica dos apoios:

6.8.1. - Volta à esquerda com alinhamento espacial de frente e diagonal para o "Centro" para o elemento masculino, que virando progressivamente 3/8 para a esquerda assume uma posição "outside partner" (com os apoios de ambos do lado direito do par e em linha – "contra body position" - de forma a manter o contacto do lado direito do tronco de ambos) e continua a virar mais 3/8 para a posição relativa inicial finalizando de frente e diagonal para a "parede mais próxima";

6.9. - Dança o quickstep, em "Posição Fechada com contacto", acentuando o 1º e 3º tempos do compasso e mantendo a estrutura rítmica: Lento, Lento, Rápido, Rápido, mantendo/ajustando a posição relativa com o par, o sentido de progressão da dança e aplicando a técnica específica dos apoios, na realização dos seguintes passos/figuras:

6.9.1. - Quarto de volta à direita com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino que executa o 2º passo em frente "outside partner" e em "contra body movement") virando ¼ de volta para a direita para finalizar de costas e em diagonal para o "Centro";

6.9.2. - Quarto de volta à esquerda com alinhamento espacial de costas e em diagonal para o "Centro" para o elemento masculino que vira ¼ de volta para a esquerda, acabando a figura de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima";

6.9.3. – Spin turn com alinhamento espacial de costas para a "Linha de Dança" para o elemento masculino que vira 7/8 para a direita ficando de costas e em diagonal para o "Centro" e mais ¼ para a esquerda, finalizando de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima";

6.9.4. – Spin turn de canto como o descrito anteriormente, mas virando 5/8 em vez de 7/8 para a direita, finalizando de frente e em diagonal para a nova "Parede mais próxima";

6.9.5. – Lock step em frente com alinhamento espacial de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima" para o elemento masculino, após executar um passo em frente com o apoio direito "outside partner" e em "contra body movement", seguindo (após realização dedo Lockstep) com o 2º e seguintes passos de "Quarto de volta à direita", de forma a finalizar de frente e em diagonal para a "Parede mais próxima"; de costas e em diagonal para o "Centro".

http://www.prof2000.pt/users/cref/projecto_cref_area_profs/menu_vertical/3_ciclo/programa_3_ciclo/3_ciclo_dancas_sociais.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário